sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O que é a Psicoterapia?


A Psicoterapia se apresenta, em vários momentos de nossas vidas, como um recurso imprescindível para se libertar de uma situação percebida por nós como de insatisfação ou infelicidade permanente, possibilitando o rompimento de um estado de paralisia, que se mantido indefinidamente, pode levar ao adoecimento físico.

A psicoterapia é um espaço de cuidado, ou seja, cuidado por nós mesmos, onde tiramos um tempo para aprender a responsabilidade que temos em relação a nossa felicidade. Nesse espaço, um profissional com uma escuta apurada estará conosco nos momentos onde parece que estamos sozinhos.

Atualmente, é quase uma unanimidade o reconhecimento que a parte emocional negligenciada e desequilibrada pode ser o principal ou um dos principais fatores no desencadeamento das mais diversas doenças e patologias orgânicas. Deste ponto de vista, essas doenças seriam, na verdade, apenas sintomas de um estágio anterior de desequilíbrios de natureza psicológica.

A psicoterapia oferece suporte para pessoas que estão atravessando dificuldades físicas e/ou emocionais. É um recurso para lidar com as dificuldades do existir, favorecendo autoconhecimento, crescimento e amadurecimento.

Também pode ser entendida como um espaço oportuno para compreender e mudar as relações no trabalho, escola, família e sociedade.

Um comentário:

  1. ah adorei dseu blog, sou estudante de psicologia e estou no segundo ano.Gostei dos seus textos, parabéns, sucesso ;*

    Mariana Bortoleto

    ResponderExcluir